terça-feira, 29 de outubro de 2013

NY com crianças! DICAS VALIOSAS!!!

Olá!!!

Hoje vim contar um pouquinho das providências que tomamos para viajar com uma criança. Só alguns detalhes que, no fim das contas, podem (ou não), fazer a diferença e facilitar (ou destruir) o seu passeio. 

Pra quem tá chegando agora, vou explicar: viajamos para Nova York em agosto passado com nossa filha de 5 anos de idade.

Esta não foi a primeira viagem que ela fez de avião. Antes já tinha ido para o Nordeste algumas vezes. Porém, aqui dentro do Brasil, eram sempre viagens mais curtas. A mais longa, se não me engano, durou 2 horas, ou 2 horas e meia. Desta vez, a pequena ia encarar uma viagem de nove horas. Então, depois de muito pesquisar, fiz o meu próprio roll de dicas. Vamos a elas?

- Voe à noite!
Assim como fiz o relato do vôo da Avianca, também vou fazer para a American Airlines. Mas antes disso, acho que vale a pena dizer que a escolha do horário foi determinante não só para aproveitarmos melhor o tempo que teríamos lá, mas também porque queríamos que a Julia chegasse descansada. Assim, apesar de termos saído de casa às duas da tarde para pegar o primeiro vôo de BH para o Rio, o "grosso" mesmo ficaria para a noite.

- Fileira do meio para a família toda!
Se você vai viajar em uma aeronave que tem a configuração de poltronas 2-3-2, esquece a janelinha! Como éramos três, logo que compramos as passagens já pedimos a reserva dos assentos na fila do meio. Assim, papai ficou numa ponta, mamãe na outra e a pequena no meio. Quando veio o soninho, os pezinhos foram pro colo do papai e a mamãe virou travesseiro.
Já se você viaja com duas crianças, li em alguns blogs que, apesar de arriscado, pode ser interessante reservar as poltronas da ponta de duas fileiras. Dificilmente (a não ser que o vôo esteja lotado), algúem vai escolher as poltronas do meio. Assim, a família toda viaja com mais espaço e ninguém precisa ficar sozinho.

- Calman!
Minha filha é muito ansiosa! #fato Por isso, toda vez que vamos viajar é uma peleja. Não raramente, ela tem febre emocional dois, três dias antes de viajar. Assim, eu normalmente só falo com ela que estamos de partida quando não tem mais jeito, na última hora. Mas dessa vez não foi o caso. Eu precisava prepará-la. E se eu estava ansiosa, imagina a pequena! Como eu precisava que ela não tivesse febre dessa vez e também que ela dormisse bem durante a viagem pra aguentar o ritmo que nos esperarva lá, pedi socorro pro pediatra. Ele receitou o Calman, que é um ansiolítico natural. Começamos a dar a "vitamininha-que-é-pra-não-ficar-doente-na-viagem" três dias antes, de 12 em 12 horas. Olha, sinceramente, calma ela não ficou não. Acordava super cedo, super falante, bastante excitada... mas febre, pelo menos, não teve. E durante o vôo até que conseguiu dormir umas boas horas seguidas. 

- Kit criança
Tem amigas minhas que acham ótimo isso. É que eu costumo carregar uma mochilinha com alguns itens de "distração" pra minha pequena. É meu "Kit criança". Se a gente vai num restaurante eu costumo levar. No kit sempre tem uma ou duas bonequinhas, muitos lápis de cor, um caderno ou livro de atividades e, claro, um iPad ou iPhone cheio de joguinhos de menina. Quando a gente viaja não é diferente, mas dessa vez tive que incrementar. No kit da Juju eu coloquei
                - um bloquinho com desenhos lineares pra colorir, que ganhei de uma amiga antes da viagem (Ela disse: olha, leva isso! Meus meninos ganharam num aniversário, mas já são grandinhos. Achei que seria bom pra Juju colorir no avião!)
                    - uma bolsinha com lápis de cor, cola e canetinhas coloridas (tudo novinho, que comprei especialmente pra viagem, pra ser novidade).
                      - a Juju (que é a bonequinha de pano que a minha Julia dorme abraçada toda noite)
                      - balinhas de gelatina
                      - chocolatinhos
              - Diário de bordo (um caderninho que eu comprei pra ela escrever, desenhar e colar coisinhas sobre a vigem. Confesso que ela não se empolgou muito. Ela já sabia ler e escrever quando viajamos, mas ficava meio de preguicinha. Acho que para uma criança um pouquinho mais velha vai funcionar melhor).
                      - Livro "Minha bolsa vermelha de adesivos". Juju adora adesivos. E esse livrinho vem com mais de mil! Tem também muitos desenhos pra colorir. Ela adorou!

- Kit higiene
Escova e pasta de dentes, fio dental, lencinhos umedecidos. Este último item, by the way, nos acompanhou fielmente, 24 horas por dia, durante o resto da viagem! No calor de NY, quando a pequena acabava de se lambuzar com um sorvetão daqueles, nada salvava mais a pátria que o tal lenço umedecido.




- Farmacinha
Aí tem que levar mesmo que não se viagem com crianças. Lá fora comprar remédios pode ser mais complicado do que você imagina. Então se tem algum medicamento de uso contínuo ou casual, leve com você. Na nossa, além do Calman que eu já falei lá em cima, tinha Tylenol gotas, Alivium, Bepantol, Polaramine infantil, Allegra, Biofenac-DI, Vonau e, por último, mas não menos importante, Fita Protetora para os Pés Nexcare (não ando sem!). Como viajamos no verão, protetor solar também não podia faltar.

- Cara-crachá!
E eu sou besta de correr o risco de perder minha filha? Pois bem! Encomendei com um amigo designer dos bons um crachá bem lindo pra ela. Na frente, a fotinha, o nome e, junto com uma bandeirinha do Brasil, a frase: "I ONLY SPEAK PORTUGUESE" (eu falo somente português). Atrás, o nome do papai e da mamãe e os telefones e endereços de contato no Brasil e nos Estados Unidos. Esse crachá fez um sucesso que eu tô pensando em patentear a ideia! heheheheheh



- Carrinho de bebê, sim senhor!
As crianças de hoje em dia não são como as de antigamente. Eu brincava na rua, corria pra cima e pra baixo, subia em árvore, andava de bicicleta, de skate, de patins, ia à pé pra escola, pra natação, pro inglês, pro clube do outro lado da cidade. Minha filha só anda de carro. Cansa só de ir ao supermercado, a três quarteirões de casa. Então, assim que resolvemos viajar com ela, começamos a treinar a pequena pra bater perna. Começamos buscando na escola à pé! E ela adorou a ideia. A resistência aumentou consideravelmente. Mas ainda assim, sabíamos que o ritmo em NY é pesado e investimos na compra de um "umbrella-stroller". Compramos no Walmart e mandamos entregar na casa onde ficamos  hospedados. Custou menos de 20 dólares. Era daquele tipo que, dobrado, fica um pouco maior que uma sombrinha, bem fácil pra carregar. Foi uma mão na roda! E por lá não é raro ver crianças, mesmo maiorzinhas, sendo empurradas rua afora nos carrinhos. O nosso era bem simplesinho, bem leve. Valeu muito o investimento. O que compramos foi igualzinho a este da foto.

Bem, o post já está enorme e acho que por hoje já tá bom de dicas, né?

Logo eu volto com mais...

E dizaí... tá curtindo?

XoXo
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário