sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Passaporte e visto pros pequenos!

Antes, muito antes da gente resolver viajar com a pequena pra Nova York, já tínhamos nos adiantado e mandado fazer o passaporte pra ela. Procedimento simples e rápido.

Fizemos assim: Reunimos todos os documentos e fomos, papai e mamãe, junto com a pequena, à Polícia Federal aqui em BH. O procedimento para agendamento do passaporte de menores é o mesmo que eu relatei aqui. Paguei a GRU e nos dirigimos no dia e hora marcados. Ela foi toda bonitinha e se comportou como uma mocinha na hora de tirar as fotos. 10 dias depois o documento ficou pronto. 

Juju já tem carteira de identidade, mas mesmo assim, levamos a certidão de nascimento. Além disso, os nossos documentos e uma autorização, cujo formulário você pode baixar no próprio site da PF afirmando que pai e mãe estão de acordo com a emissão do documento. Para crianças maiorzinhas não precisa tirar foto antes. Eles tiram lá na hora mesmo, igual fazem com os adultos.

No fim de junho, quando resolvemos que viajaríamos mesmo, já comecei a correr com a papelada do visto. E sinceramente, foi muito mais simples do que eu imaginei. (Se vc não viu o relato sobre como foi tirar o nosso visto, acesse aqui). 

Como papai e mamãe já tinham o visto válido, precisamos entrar só com o pedido para o visto da Julia. E como você deve saber, menores de idade não precisam passar por entrevista nos Consulados. Assim, depois de preencher o formulário DS-160 e pagar a taxa com o cartão de crédito, agendei a ida ao CASV de BH. Normalmente, o sistema levaria ao agendamento da entrevista também, mas isso não acontece quando você faz o pedido APENAS para menores de idade.

Se não me engano, já havia disponibilidade de horários para entrega dos documentos no CASV na semana seguinte ao requerimento. Escolhi uma data um pouquinho mais pra frente, pra dar tempo de juntar a documentaiada toda de novo. Mal sabia eu que nada daquilo seria necessário.

Para solicitar um visto de menor cujos pais já possuam visto americano válido, basta comparecer ao CASV com a criança, uma foto 5x7 ou 5x5 (que no fim das contas nem foi usada), o passaporte da criança, o formulário impresso e o comprovante do pagametno da taxa. SÓ ISSO! Não precisa de imposto de renda, nem carteira de trabalho, nem certificado de propriedade de casas e carros, nem exame de sangue nem nada. Só os documentos da criança. Você entrega todos pra atendente, eles fazem a fotinha e te entregam o protocolo. O passaporte (com visto para 10 anos) voltou uns dez dias depois. Tudo muito simples e sem burocracia.

Ao invés de pedir pra entregar em casa como fizemos com os nossos passaportes, optei por buscar lá no CASV. Pouco tempo antes, soube de casos de passaportes que demoraram muito pra voltar por causa da empresa que fazia a entrega e, como a viagem já estava próxima, não quis arriscar. Precisei só de imprimir o e-mail que recebi avisando que o passaporte já estava disponível, meu documento e o dela e depois ligar pra agendar a retirada. Pronto. Passaporte e visto na mão! 

Compramos as passagens na mesma semana que busquei o passaporte da Juju. Dessa vez optamos pela American Airlines, que vai ganhar um post de avaliação depois. 

O tão sonhado dia já estava chegando e ainda tínhamos muuuuuuito o que fazer! Mas o resto eu vou contar depois!

Beijinhos e até logo!





2 comentários:

  1. Legal seu post
    Estou com dúvida, quanto tempo depois do visto ser aprovado veio a resposta para agendar para a retirada do passaporte? Teve que esperar muito tempo para agendar, ou tinha dias próximos disponíveis?
    Grato, e boa viagem a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ulisses! Obrigada pela visita!
      Bem, o e-mail de confirmação chegou 8 dias após nossa ida ao CASV. Como era uma sexta-feira, fiz o agendamento para o domingo, dois dias depois. Foi tudo bem rápido! Lembrando que foi no CASV de BH!
      Volte sempre!

      Excluir