sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Passaporte: o primeiro passo!



Bem, se vamos falar em viajar, não dá nem pra começar a brincar sem ter um passaporte na mão. Marido e eu já tínhamos saído do país uma vez. Fomos para Buenos Aires em 2008 mas pra entrar em terras porteñas não precisa de passaporte, né? Então, ainda no fim do ano passado, quando a gente ainda esperava viajar em abril/maio deste ano, nos apressamos para agendar logo o documento.
Um pouco antes do Natal fiz o agendamento e preenchi os formulários no site da Polícia Federal. O processo é meio chatinho, mas não foi muito demorado. O site é ótimo, todo auto-explicativo. Você preenche o cadastro e, ao final, imprime a GRU (Guia de Recolhimento da União). Depois de pagar a GRU você agenda a sua data (a nossa foi no dia 2 de janeiro!!!!! Depois de um fim de semana inteiro de festa, e com muita ressacaaaa!!!!). Não se esqueça de nenhum documento, hein???
Chegamos bem em cima da hora ao posto da PF em BH. Estávamos na casa de um casal de amigos do outro lado da cidade e o trânsito não colaborou. Quando chegamos chovia um pouco, o que contribuiu pra minha foto do passaporte não ficar nem um pouco agradável! Meu cabeço fez questão de atrapalhar!
Assim que chegamos, nos pediram para aguardar e, sem demora, nos chamaram pelo nome. Dei a manota de, ao invés de pagar a GRU, só fazer o agendamento do pagamento no site. Claro que eles não aceitaram. Tive que correr ao banco no outro lado da rua e pagar de novo. Tudo em ordem com os documentos, tiramos a foto da hora e pronto! O processo todo não demorou mais que uma hora! Dez dias depois os passaportes já puderam ser retirados lá mesmo, na agência da PF.
A partir de então, éramos cidadãos do mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário